Casal

Moderador: Projeto Bem-Me-Quer

jefferson75

Casal

Mensagempor jefferson75 » Qui Fev 12, 2015 12:05 pm

Oi, boa tarde!
Quando em um casal um tem hiv e o outro não, como funciona? eles tem que usar camisinha sempre? E se quiserem ter filhos, eles podem? E como faz?
obrigado

Projeto Bem-Me-Quer

Re: Casal

Mensagempor Projeto Bem-Me-Quer » Qua Fev 18, 2015 10:50 am

Oi Jefferson, obrigado por participar do nosso fórum!

Quando em um casal um vive com HIV/Aids e o outro não, é chamado de casal sorodiscordante. Diversos fatores influenciam no risco de transmissão do HIV, como: tipo de relação sexual, carga viral, presença de alguma outra DST, momento do ciclo menstrual, ocorrência de traumatismos, entre outros. Quando o parceiro soropositivo está sob tratamento, realiza testes periódicos e está com carga viral indetectável, o risco de transmissão é bastante reduzido. Associado ao uso do preservativo, a prevenção se torna ainda mais eficaz. No caso de ocorrer uma situação de risco, como rompimento ou não uso do preservativo, o parceiro soronegativo pode recorrer a PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

Quanto à reprodução, um casal sorodiscordante pode sim ter filhos. Existem estratégias que podem ser adotadas que possibilitam uma gestação saudável, minimizando-se os riscos de transmissão para o cônjuge e, também, para o bebê. O ideal é que o casal procure um centro de saúde que faça esse acompanhamento e siga as orientações dos profissionais de saúde.

Um abraço!

Voltar para “Profilaxia Pós-Exposição”